Deputado Federal Fernando Máximo responde a acusações de envio de recursos a São Paulo
O deputado federal Fernando Máximo veio a público, através de um vídeo postado em suas redes sociais, esclarecer acusações de envio de recursos para uma associação no interior de São Paulo, afirmando que a alegação é equivocada. Na declaração, Máximo explicou o funcionamento do repasse de emendas parlamentares, detalhando que, embora o deputado destine os recursos para ações específicas junto ao Ministério, cabe a este contratar instituições, que podem estar localizadas em outros estados.
A interpretação equivocada aconteceu por falta de conhecimento técnico sobre as regras que definem como são liberados os recursos e quem pode atuar como agente realizador dos projetos. “Todos os recursos são aplicados 100% em Rondônia, com exceção do caso da catástrofe do Rio Grande do Sul onde ajudei com uma pequena emenda e fui pessoalmente socorrer as pessoas”, disse o deputado.

Máximo destacou o impacto positivo de suas emendas no estado de Rondônia, a exemplo do projeto “Enxergando com Amor”, que causou a polêmica. A iniciativa já realizou cerca de 16 mil avaliações oftalmológicas em crianças carentes, garantindo a entrega de óculos às que apresentam problemas visuais. Até o momento, foram atendidas aproximadamente 2 mil crianças em Vilhena, mais de 1.150 em Alta Floresta e mais de 6 mil em Porto Velho. A segunda etapa do projeto está em andamento, com mais 6 mil atendimentos previstos.
Máximo reforçou a importância do projeto ao citar dados do Colégio Brasileiro de Oftalmologia e da Associação Médica Brasileira, que apontam que cerca de 20% das crianças em idade escolar no Brasil possuem algum problema de visão, que pode comprometer significativamente o aprendizado.
Solidariedade no Rio Grande do Sul
Em relação às críticas sobre o envio de recursos ao Rio Grande do Sul, o deputado confirmou ter destinado uma emenda ao estado, mas justificou que a ação foi motivada pela tragédia que assolou a região. Máximo relatou sua presença no local, onde atuou como voluntário, auxiliando no resgate de pessoas e animais, e na distribuição de agasalhos. “Foi um momento difícil que exigiu solidariedade e ação imediata”, declarou ele.
Máximo finalizou afirmando que suas emendas têm como foco atender necessidades reais do estado de Rondônia e que continuará comprometido com projetos que promovam impacto positivo na vida das pessoas, levando em consideração que somos todos brasileiros e casos como o do Rio Grande do Sul sempre merecerão atenção especial.