Geral

Com apenas um voto contrário, Proposta de Emenda à Lei Orgânica que reformula a Procuradoria-geral do Município é aprovada em 1º turno

Apenas o vereador Samir Ali votou contrário a proposta de mudança; matéria ainda precisa ser aprovada em 2º turno

Da Redação:

Como preconizado em matéria ontem, a base do prefeito Flori Cordeiro (Podemos) não enfrentou obstáculos para aprovar em primeiro turno a Proposta de Emenda á Lei Orgânica do Município, que assegura ao chefe do Poder Executivo vilhenense a escolha e indicação do Procurador-geral do município.

O vereador Samir Ali (MDB) apresentou um requerimento pedindo o adiamento da deliberação do pedido de urgência, argumentando que o Executivo não apresentou, em nenhuma das matérias pautadas para deliberação na sessão extraordinária de hoje, qualquer justificativa para a urgência. O requerimento foi negado pela mesa diretora da Casa e os pedidos de urgência foram aprovados com voto contrário de Samir Ali.

Samir foi o único voto contrário à Proposta de Emenda à Lei Orgânica que da poderes ao prefeito para a nomeação do Procurador-geral. Com a ausência da vereadora Amanda Areval (Republicanos), a matéria passou em 1º turno com 11 votos favoráveis e apenas um contrário. O mínimo necessário para a aprovação era nove votos.

A proposta de emenda ainda precisa ser aprovada em 2ª turno antes de ir para sanção do Executivo, o que deve acontecer na próxima semana e, assim que hoje, deve passar sem dificuldades. Com a vitória que está praticamente garantida, o prefeito terá um Procurador Chefe de sua confiança para garantir a confidencialidade e a segurança das informações sensíveis do prefeito e da administração pública.