Geral

Câmaras Municipais apostam em transmissões ao vivo para aproximar cidadãos do Legislativo

Em Vilhena, tecnologia e planejamento ampliam a transparência nas sessões plenárias

Nos últimos anos, diversas Câmaras Municipais em todo o Brasil têm apostado nas transmissões ao vivo como ferramenta para ampliar a participação popular e fortalecer a transparência no Poder Legislativo. Em Vilhena, essa iniciativa, que começou de forma simples, evoluiu para um projeto estruturado, com investimento em tecnologia e maior alcance junto à população.

As transmissões ao vivo na Câmara de Vilhena tiveram início com a Diretoria de Comunicação (Dicom), que utilizava um aparelho celular para transmitir as sessões na página oficial do órgão no Facebook. Em 2019, o Núcleo de Tecnologia da Informação (TI) assumiu a responsabilidade pelo projeto, criando um canal no YouTube que rapidamente alcançou um público ainda maior.

O chefe do Núcleo de TI da Câmara, Thiago Mota, relembra os desafios enfrentados nos primeiros anos. “A transmissão era feita pela Dicom a partir de um celular, sem captação de áudio direto da mesa, o que dificultava muito para quem assistia. Além disso, a imagem era estática e sem cortes”, explicou.

Na segunda etapa do projeto, houve a aquisição de uma câmera para as transmissões e o uso de um notebook pessoal de Mota para integrar os equipamentos. Contudo, problemas técnicos persistiam. “A captação de áudio ainda apresentava falhas constantes. Foi quando conseguimos adquirir equipamentos como computador específico para transmissão, placa de captura, tripé e interface de áudio que melhorou a qualidade”, destacou.

Atualmente, três servidores são responsáveis pelas transmissões, que em breve ganharão ainda mais qualidade e dinamismo. Um investimento de R$ 450 mil permitirá a aquisição de novos equipamentos, como um telão de LED, quatro câmeras PTZ, mesa de corte e um computador de alto desempenho. Os equipamentos, licitados no final de 2024, estão previstos para chegar nos próximos meses. “Essas melhorias garantirão áudio e imagem de alta definição, além de maior interatividade durante as sessões”, afirmou Thiago Mota.

O presidente da Câmara Municipal de Vilhena, vereador Dr. Celso Machado (PL), também celebrou o avanço no projeto e destacou a importância de aproximar o Legislativo da população. Durante entrevista à Revista Reflexo Político, ele sugeriu que as sessões plenárias passem a ser realizadas no período noturno, ao invés do atual horário da manhã.

“Pretendo sim propor essa mudança, porque não tem cabimento a sessão ser de manhã. As pessoas estão trabalhando e não conseguem acompanhar presencialmente ou pela internet. À noite, o povo terá mais acesso”, justificou o vereador.

  • Por Redação Revista Reflexo Político